sábado, 9 de março de 2013

1) ATRIBUIÇÕES GERENTE DE ORG ESCOLAR


   Hoje começaremos o estudo das rotinas diárias vivenciado pelo GOE de forma geral. Infelizmente, há muitas regras, legislação e muitas demandas nesse ponto do programa, motivo que nos leva a dividi-lo em tópicos e de forma resumida conforme mostra no link RECURSOS HUMANOS deste BLOG.
Para começarmos falaremos sobre atribuições do GOE.


ATRIBUIÇÕES GERENTE DE ORG ESCOLAR - FONTE: Resolução SE 52, de 9-8-2011

  • Conforme o artigo 7º - O GOE exercerá a gestão(de acordo com as necessidades da unidade escolar) das atividades atribuídas pelos:
  • 1 - AOE (agente de org escolar),
  • 2 - ASE (agente de serviços escolares),
  • 3 - secretario de escola e assistente de administração escolar.



  • ATIVIDADES (Resumida):



  • Agente de Org Escolar (AOE)
  • Desenvolver atividades que envolve:
  • secretaria escolar  - prontuário dos alunos, histórico escolar, transferência, jcaa, livro ponto, prontuário funcionário, pagamento, paec/papc, férias, documentos em geral, aquisição e conservação de materiais, fiscalizar cumprimento de horário, cumprir prazos, ajudar o diretor na prestação de contas e estoque da merenda etc
  • atendimento a alunos  - controlar a movimentação de alunos no recinto da escola, em suas imediações e na entrada e saída da unidade escolar, orientando-os quanto às normas de comportamento, informando à Direção da Escola sobre a conduta deles e comunicando ocorrências
  • comunidade escolar em geral, prestar atendimento, por telefone e pessoalmente, à comunidade escolar, quando solicitado; atender aos servidores da escola e aos alunos, prestando-lhes esclarecimentos sobre escrituração e legislação, consultando o superior imediato quando necessário;

  • Agente de Serviços Escolares (ASE)
  • executar tarefas relacionadas à limpeza, manutenção e conservação da unidade escolar, bem como ao controle e preparo da merenda escolar.

  • - secretario de escola
  • item A da atividade do Agente de Org escolar
  • secretaria escolar  - prontuário dos alunos, histórico escolar, transferência, jcaa, livro ponto, prontuário funcionário, pagamento, paec/papc, férias, documentos em geral, aquisição e conservação de materiais, fiscalizar cumprimento de horário, cumprir prazos, ajudar o diretor na prestação de contas e estoque da merenda etc
  • - assistente de administração escolar
  • Desenvolver atividades de apoio técnico-administrativo, de acordo com as necessidades da escola.


Você já deve ter se deparado com dúvidas como:
- ajudar o diretor na prestação de contas? Isso mesmo “ajudar”no manual de competências do GOE diz que o gerente escolar auxilia o Diretor de Escola e o Vice-Diretor na gestão operacional da unidade escolar, possibilitando que esse últimos se dediquem mais às questões pedagógicas, isto é, não  isenta as responsabilidade do diretor e da APM da unidade.
- secretario de escola não pode ir para o pátio “inspetor de alunos” ? de acordo com a resolução acima as atividades dos secretario de escola é na secretaria casos excepcionais devem ser analisados a parte.
- o GOE é que delega as atividades? Sim de acordo com a as atividades de cada um lembrando que os AOE, secretário, ASE são funcionários para ajudar e auxiliar  você gerente nas suas atribuições .